22.10.12

RS Fashion Day


O último dia 6 foi marcado por um evento significativo no mundo da moda gaúcha, o RS Fashion Day, que reuniu profissionais ligadas à moda de todo o país para falar sobre mídia, moda e mercado. O evento organizado por Luciê Alessi, Gerson Cunha e Melina Heidemann contou com a mediação da jornalista e escritoria e jornalista Cris Lisbôa. Entre as convidadas, Cris Guerra, Dani Ferraz, Ana Paula Passarelli, Helô Gomes, Cláudia Palma, Júlia Presotto, Débora Tessler e mais. O encontro aconteceu no hotel Sheraton, no bairro Moinhos e contou com o apoio do Sexton.
Público do RS Fashion Day
Helô Gomes, do blog Sanduíche de Algodão e Carla Lemos, do Modices, falaram sobre o papel do blog atualmente, com destaque para a democratização que o blog trouxe para o mundo da moda. Isso pode ser percebido tanto no sentido da universalização do acesso a informações que antes exigiam alto investimento com viagens, eventos e revistas importadas, quanto no sentido de contar com a participação das leitoras mostrando seus looks e ajudando a fazer a moda, não só refletindo as criações de grandes estilistas.
Também falaram sobre os conteúdos dos blogs. Segundo elas, não basta replicar informações, tem que mostrar conteúdo, uma opinião pessoal, algo que a blogueira tem a acrescentar àquele assunto/notícia. E pensar no que quer com um post: fazer com as leitoras se inspirem, comprem um produto ou simplesmente viva melhor, diz Helô.
Painel 1
Seguindo na discussão, o primeiro painel do dia, composto por Débora Xavier, do Jogo de Damas, Manuela Bordasch, do Steal the Look, Juliana Poli, do Conversa Privada e Débora Tessler, do Débora Tessler Conteúdo & Relacionamento, versou sobre a profissionalização dos blogs. Quando o blog vira uma empresa, com funcionários, ou apenas colaboradores aleatórios? Quando uma blogueira/estagiária vira profissional? As respostas das donas de blog foram as mesmas: quando precisa revisar menos os textos, quando conseguem delegar mais tarefas a outras pessoas.
De um modo geral, todas as participantes demonstraram que estão ligadas na economia, na política e nas relações entre a moda e a sociedade. O mercado nacional está em expansão, e produz muito material de qualidade, lojas brasileiras estão fazendo sucesso no exterior. A moda, com a ajuda da divulgação dos blogs, faz o mercado girar. E elas estão atentas a isso.
Como dica para quem quer começar, elas sugerem fazer planejamento, escolher os temas que serão abordados no blog, escrever sem postar para ver quais assuntos tem mais aptidão e vontade de trabalhar e, por fim, acompanhar o feedback dos posts.
Ao mesmo tempo em que se comunicar e falar de moda se tornou mais acessível, quem já está há mais tempo nesse meio alerta para um grande perigo que vem com a massificação de conteúdo na internet: a falta de relevância. Para isso, as blogueiras dão uma dica: procure fazer algo que você gostaria que tivesse e ainda não tem.
Dani Ferraz
Depois foi a vez de Dani Ferraz. A jornalista e consultora de moda falou sobre a democratização da moda através da internet, quando as ruas passaram a ser as passarelas. Os blogs aproximam a moda da realidade. Mas alerta: a moda, as roupas e os acessórios estão cada vez mais acessíveis e isso exige personalização para quem quer manter um estilo.
A democratização também foi o assunto do segundo painel, composto por Cláudia Palma, do Street Style Poa e SP, Renata Calage, do Pink About It, Júlia Presotto, do Observatório, e Laura Kaufmann, do Steal His Look e Conversa Privada. Elas falaram sobre pensar global e fazer local, sobre como a moda é inclusiva, ao criar grupos a partir de gostos e afinidades, que transmitem a mesma mensagem através de uma vestimenta em comum. E deixaram claro que, ao contrario do que algumas pessoas pensam, a moda é muito complexa, porque é a subjetivação da identidade.
Dani, Cris, Júlia, Renata, Débora, Laura, Cláudia, Juliana e Manuela. 
Em seguida, Ana Paula Passarelli, gerente de Mídias Sociais da Fiveblu falou sobre a interação nas redes sociais. Quando o assunto é publicidade nos blogs, Ana Paula diz que o essencial é criar conexões entre a marca e o público do blog. Tanto para as blogueiras, para as marcas, quanto para o mercado publicitário, essas mídias sociais são um mercado novo, que ainda está sendo explorado. Por isso, Ana Paula alerta que esse mercado funciona na base da tentativa e erro. Mas já apontam alguns direcionamentos, como as tabelas e matrizes que a gerente de mídias sociais apresentou no evento, como o perfil do blogueiro com relação a sua audiência e a sua credibilidade.
Apresentou conceitos novos como netnografia (estudo de perfil de usuários na internet), webwriter (escritor para internet), e hub social (novo nome para “blogueiros”). Apontou a tendência de profissionais híbridos no mercado, ou seja, pessoas com mais de uma formação, como, por exemplo, publicidade e moda, publicidade e sociologia. E também um novo profissional nas agências de publicidade: o RP Social, que é um relações públicas dedicado apenas à parte de hubs sociais, contato com blogs e marcas.
 
Cris Guerra
E para finalizar o evento, Cris Guerra, dona do primeiro blog de looks diários, o Hoje Vou Assim, fez uma palestra instigante sobre moda e autoestima. 
Com fotos de sua infância e adolescência, contando um pouco de sua trajetória, misturando com referências mundiais de moda e beleza ao longo do século XX, Cris Guerra levou a plateia a divertidas risadas e a momentos de confissão, encerrando em grande estilo o RS Fashion Day.
Com certeza, um evento que marcou o mundo da moda no estado. 
Para mais informações, acesse o site do evento.

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